top of page

Vivências no Território

​

​

Por acreditar que nada melhor do que uma vivência para despertar sensações, sensibilizar e gerar pensamentos críticos, o Congrefor promoverá 2 espaços de vivência visando colocar, já num primeiro momento, as/os participantes do evento em contato com as comunidades que marcam o território do Vale do São Francisco e com as quais a Universidade e o SUS precisam se relacionar.
As inscrições para as Vivências no Território acontecerão até o dia 24/11/2017, pelo e-mail congrefor.vivencias@gmail.com, com o envio de um e-mail manifestando interesse e contando com nome completo, CPF e RG. As vagas serão garantidas por ordem de inscrição.

​

                                         -------------------------- Ilha do Fogo --------------------------

​

A Ilha do Fogo é um balneário localizado no meio da ponte que liga Juazeiro a Petrolina. Do lado do cruzeiro, atualmente, a Ilha recebe muitas/os moradoras/es locais e turistas que se refrescam nas águas do Velho Chico e podem aproveitar, à sombra dos ingazeiros, um belíssimo por do sol.
No entanto, a Ilha do Fogo já foi palco de inúmeras ações de organização popular, visto que já teve o seu acesso restrito, ocupações pelo Exército e ameaça de despejo das/os pescadores que vivem ali.
Do outro lado da Ilha, localiza-se uma comunidade de pescadoras/es que tira o seu sustento das águas do São Francisco e que, numa simples conversa, é possível conhecer a situação do rio e ver como a produção de peixes está ameaçada devido ao processo de degradação que o São Francisco sofre devido à ação das barragens, dos esgotos, das mineradoras e dos latifúndios que, através da destruição das matas ciliares e poluição das águas compromete a produção das/os pescadores e à saúde da população que depende das águas do rio.

A vivência acontecerá no dia 26/11/2017, tendo como ponto de encontro o Vaporzinho, na orla de Juazeiro, às 08:30.

(25 vagas)

​

--------------------------Comunidade Quilombola de Tijuaçu (Senhor do Bonfim-BA):--------------------

​

Tijuaçu é a maior Comunidade Quilombola da Bahia e resiste no tempo para manter viva a sua históriae defender seus direitos. A vivência proporcionará o encontro com membros da comunidade que contarão a história do lugar e com representantes da equipe de Saúde da Família da UBS Quilombola de Tijuaçu que trarão as dificuldades de implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra na Comunidade. Ainda haverá um debate em um Terreiro na localidade e encerraremos comendo o melhor acarajé da Bahia.

A vivência ocorrerá no dia 26/11/2017 e a comissão organizadora garantirá o deslocamento  (enviaremos o horário de saída pelo e-mail). A alimentação ficará por conta dos participantes. (15 vagas)

Conheça mais sobre Tijuaçu: http://www.sambadelata.com/a-historia-do-povo-de-tijuacu

​

​

​

​

bottom of page